40 anos

das Nações, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da Valorsul, em S. João da Talha, o Terminal Fluvial do Montijo da Transtejo, no Cais do Seixalinho e a Fábrica da Infineon Technologies, em Vila do Conde, se tornaram boas referências.

Mas hoje a aposta é ainda mais ambiciosa: a colaboração que tenho mantido com o Instituto Superior Técnico e as mais recentes parcerias técnicas em que me tenho envolvido com os mais diversos gabinetes de engenharia têm formatado estudos e projetos onde a interação integrada dos sistemas passivos e dos sistemas ativos concorrem efetivamente para a ambientação dos espaços construídos com flagrante redução dos respetivos custos de instalação e de manutenção, para o que tem contribuído com relevância o recurso a energias alternativas à queima de produtos de origem fóssil. Uma aposta de vanguarda que sistematiza o mais amplo sentido do engenho e da arte no vasto processo interventivo, do território ao objeto.

Está neste contexto a recente participação no Programa de Modernização de Escolas do Ensino Secundário, da Parque Escolar, e projetos nas áreas da habitação, dos serviços, do comércio e do turismo que, à qualidade do ambiente natural, têm acrescentado valores singulares e específicos facultando a oferta de produtos inovadores como é o caso do Mar da Califórnia, em Sesimbra, da Praia da Marinha, em Lagoa, da Quinta dos Carvalhos, em S. João dos Montes, do Verde Parque, em Sacavém, do Morgado Lusitano, na Póvoa de Santa Iria, da Gare da Póvoa, no Cais da Póvoa, e da Quinta da Barrada, em Alcobaça.

Dedicando especial atenção à interpretação programática e afetando a investigação pelo benefício das tendências e das potencialidades inerentes às características de cada estudo e de cada contexto, a experiência que adquiri ao longo de quatro décadas de atividade profissional oferece saberes confirmados, a sua reavaliação face a parâmetros de inovação e a ponderação de soluções

António Barreiros Ferreira | Tetractys Arquitectos